28/07/2023 às 08h27min - Atualizada em 28/07/2023 às 08h27min

Trabalho do pediatra é fundamental nos primeiros seis anos de vida

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Divulgação
A médica Celina Borges Maciel, que integra a equipe de pediatria da Fundação Santa Casa há 39 anos, ressalta a importância da presença do pediatra no desenvolvimento infantil. “A vida da criança se reflete na sua vida adulta. A criança, o seu aprendizado, sua saúde durante toda a infância, principalmente até os primeiros seis anos, marca toda a sua vida até a velhice”, explica a profissional.

“Um pediatra orientando e acompanhando essa criança e seu responsável faz toda a diferença na vida desse ser humano. O pediatra é um dos profissionais fundamentais para a formação humana. É um profissional que contribui muito para a formação da sociedade. Afinal, precisamos ter crianças saudáveis para termos adultos saudáveis, e velhice consciente e alegre”, enfatiza Celina Maciel.

Primeiro médico

A dona de casa Vanessa dos Santos, mãe de Davi da Silva, 3 anos, moradores de Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), conta que os pediatras acompanham a vida de seu filho desde o nascimento, aos sete meses na Santa Casa, até hoje, no Ambulatório de Pediatria. “Toda criança precisa ter um acompanhamento pelo pediatra, principalmente nos primeiros dias de vida”, acrescenta.

“O pediatra estudou muitos anos para cuidar, orientar os caminhos que nós, mães, não sabemos. Por isso, o trabalho desse profissional é de suma importância, e o resultado a gente vê quando o nosso filho vai crescendo”, afirma Vanessa dos Santos.

Mary Lucy de Melo, médica que coordena a UTI Pediátrica, ressalta que o pediatra é o primeiro médico, pois sua atuação começa antes do nascimento, no pré-natal. Após o parto, é uma das primeiras pessoas a tocar no bebê. Um cuidado que permanece até o pediatra ser substituído por um hebiatra (médico da adolescência).

“Para a sociedade, o cuidar dessa criança é fundamental para formar um adulto saudável. Esse profissional é de extrema importância, e como a Santa Casa possui a linha de cuidado materno-infantil na sua essência, na sua prioridade, a importância do pediatra se reflete dentro dessa linha de cuidado”, destaca a médica.

Orientação

O papel do pediatra é fundamental para a saúde da criança, além de prestar auxílio e esclarecimentos aos pais e familiares sobre alimentação, cuidados básicos de saúde e orientações sobre vacinação. Segundo a Demografia Médica do Brasil (DMB), em 2020 havia 44 mil pediatras registrados no País.

No primeiro semestre de 2023, os médicos que atuam no Ambulatório de Pediatria da Fundação Santa Casa realizaram 9.336 atendimentos de crianças, que são reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 170 pediatras, a Santa Casa do Pará, uma das maiores maternidades públicas do País, se destaca em várias áreas da saúde, entre as quais o atendimento a crianças. São profissionais que atuam nos procedimentos em obstetrícia, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e Ambulatório. Nesta quinta-feira (27 de julho), eles ganham homenagens pelo Dia do Pediatra - data instituída em alusão à criação da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910.

A instituição também oferece residência médica em Pediatria desde 1977, quando implantou seu primeiro programa de residência médica. Desde essa época, cerca de 190 médicos já saíram especialistas da instituição. Atualmente, 28 profissionais fazem residência em Pediatria.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?