21/08/2023 às 09h07min - Atualizada em 21/08/2023 às 09h07min

Hospital Jean Bitar alerta sobre riscos da obesidade na gravidez

O hospital da rede pública estadual de saúde é referência em cirurgia bariátrica e tratamento da obesidade

com edição da Redação Belem.com.br
Agência Pará
Agência Pará
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, referência no tratamento da obesidade e em cirurgia bariátrica, no mês dedicado ao Aleitamento Materno aderiu à campanha “Agosto Dourado”, e também celebra o Dia da Gestante -15 de Agosto, com orientações sobre os cuidados com a obesidade na mulher para garantir uma gestação saudável.

A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, resultante do desequilíbrio entre a ingestão calórica e o gasto energético. Uma mulher grávida é considerada obesa quando seu índice de massa corporal (IMC) está acima de um determinado limite, geralmente 30. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.

O cirurgião e coordenador de Cirurgia Bariátrica do HJB, Carlos Armando Ribeiro, informa que a obesidade gestacional está associada a vários fatores de risco. “Entre eles, estão o diabetes gestacional, a pressão alta e as complicações durante o parto. Além disso, pode aumentar as chances de o bebê desenvolver problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e obesidade na vida futura”, disse o especialista.

Segundo ele, a cirurgia bariátrica pode ajudar mulheres a engravidar ao melhorar as condições de saúde associadas à obesidade, como a síndrome dos ovários policísticos e o diabetes. “Isso pode aumentar a fertilidade e as chances de uma gestação saudável”, garante Carlos Armando Ribeiro.

Consequências

A cuidadora de idosos Lussandra Costa, 44 anos, residente no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, fez a cirurgia bariátrica no HJB com a intenção de engravidar. “A minha vida antes da cirurgia eu fingia que estava tudo bem, pensava que era saudável. Mas depois comecei a cansar com muita facilidade. Não conseguia ter conversas longas, pois puxava muito minha respiração, tinha dores nos joelhos e na coluna, entre outros problemas”, relembra.

“Eu fiz a cirurgia com essa intenção de engravidar ou adotar, pois trazer uma criança à vida e cuidar exigem muita saúde da pessoa. E agora tenho essa esperança de um dia engravidar, amamentar, cuidar, ver todo o processo de crescimento da criança. Isso é um sonho que guardo dentro do meu coração. E só tenho a agradecer ao Hospital Jean Bitar por me dar essa oportunidade”, acrescenta Lussandra, que ainda é paciente do HJB, fazendo o atendimento pós-cirurgia com a equipe multiprofissional.

A gerente Assistencial, enfermeira Alexandra Santos, ressalta que o atendimento de saúde da mulher em idade reprodutiva deve ser voltado à prevenção e ao controle de enfermidades. “No caso da obesidade, recomenda-se adotar hábitos de vida saudáveis, como prática de exercícios, alimentação adequada, acompanhamento regular com especialistas (ginecologista e endocrinologista, quando recomendado)”, informa.

Ainda segundo a gerente, a obesidade materna e o ganho de peso excessivo na gestação podem levar a complicações na mãe e no bebê. “Riscos de diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia,  riscos de indução do trabalho de parto, de hemorragia puerperal, crescimento intrauterino restrito, recém-nascidos grandes ou pequenos para a idade gestacional, além de exposição da criança a maior risco de complicações em curto e longo prazos”, ressalta Alexandra Santos. O acompanhamento da gestação, nesses casos, é realizada por unidade de referência em atendimento de gestação de alto risco.

De janeiro a julho deste ano, o HJB realizou 3.616 consultas médicas ambulatoriais para cirurgia bariátrica e 314 cirurgias nessa especialidade.
 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?