19/08/2022 às 15h00min - Atualizada em 19/08/2022 às 15h00min

Unidade de coleta do Hemopa no shopping Castanheira funcionará aos domingos

A mudança faz parte de um projeto piloto experimental

Redação Belem.com.br
Com informações do Governo do Estado
A unidade funcionará aos domingos, de 10h às 17h, a partir de 21 deste mês, até 25 de setembro. (Foto: Divulgação - Ascom Hemopa)

                                                                                                                                                     
A Fundação Hemopa informou que a unidade de coleta do shopping Castanheira, localizado na rodovia BR-316, KM-1, funcionará aos domingos, de 10h às 17h, a partir de 21 deste mês, até 25 de setembro. A mudança faz parte de um projeto piloto que vai avaliar a receptividade da oferta do serviço, nestes dias, a fim de mantê-lo.


De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social, Juciara Farias, a abertura para coleta aos domingos tem foco, sobretudo, naquele segmento da população que, por motivos diversos, não tem tempo para exercitar o ato solidário de doar sangue, em dias úteis e nem aos sábados. “É mais uma proposta para favorecer a doação de sangue a nossos usuários, sobretudo, aqueles que residem em áreas próximas”, comentou.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, está otimista. Ele incentiva os projetos para descentralização para facilitar o acesso ao serviço de coleta de sangue à população.

“Vamos contar com a receptividade dos voluntários que vai beneficiar, diretamente, pacientes internados na rede hospitalar e que precisam de transfusão de sangue para sobreviver. Vá ao shopping, divirta-se e faça o bem, doando sangue”, afirmou o titular do Hemopa, Paulo Bezerra.

Números

De janeiro a julho de 2022, a Unidade de Coleta Castanheira registrou 12.300 comparecimentos, que resultaram em 9.949 doações de sangue. As doações beneficiaram 39.796 pacientes. Do total de coletas de sangue, 57% foram de homens e 43% de mulheres.

Critérios doações


- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

- Ter mais de 50 quilos;

- Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

- Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

- Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?