07/09/2022 às 10h00min - Atualizada em 07/09/2022 às 10h00min

Campanha contra a Poliomielite e Multivacinação é prorrogada em Belém

O movimento nas salas de vacinação tem sido tímido ao longo da campanha

Com edição da Redação Belem.com.br
Agência Belém
A meta da Prefeitura de Belém é vacinar cerca de 66 mil crianças. (Foto: Divulgação)

 

                                                                                                                                                                             
A campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Imunização foi prorrogadas até o dia 30 de setembro em Belém. O período de realização da campanha, que iniciou no dia 8 de agosto e encerraria nesta sexta-feira (9), foi estendido pelo Ministério da Saúde por causa da baixa cobertura vacinal em todo o país.


Em Belém, o movimento nas salas de vacinação tem sido tímido ao longo da campanha. A meta estabelecida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), era vacinar mais de 66 mil crianças de 1 a 4 anos. Mas, até o momento, de acordo com o último balanço divulgado, foram vacinadas 9.125 crianças, correspondendo a 13,71% do público alvo.

A multivacinação não tem uma meta pré-estabelecida, por se tratar de uma atualização da caderneta de vacinação. 

Público

Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), nas seguintes condições: 

- Crianças menores de 1 ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; e 

- Crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. 

O Calendário Nacional de Vacinação aponta como alvos da campanha de Multivacinação as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. 

Locais de vacinação

Unidades Básicas de Saúde (UBS), no período de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

Certificação

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, quando recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença. A vacinação é a principal forma de prevenção. 

A multivacinação prevê a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, segundo o calendário previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI). 

Desta forma, são disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças, como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19. 

Os pais de crianças e adolescentes devem levá-los munidos com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?