17/09/2022 às 11h37min - Atualizada em 17/09/2022 às 11h37min

Entenda os benefícios de uma boa alimentação na prevenção do câncer de intestino

Maus hábitos alimentares são considerados a segunda causa da doença

Com edição da Redação Belem.com.br
Vanessa Lago - Ascom
Cuidados com a alimentação podem evitar o câncer de intestino. (Foto: Divulgação)

                                                                                                                                                                       
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de intestino é o terceiro mais frequente no Brasil, com o registro de mais de 40 mil novos casos no país só no ano de 2020. Apesar do alto índice, as principais causas da doença, como alimentação inadequada e hábitos saudáveis, se praticadas corretamente, podem ajudar na prevenção. 

Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o aumento da ingestão de frutas e verduras pode reduzir a incidência global de câncer em até 31%. A pesquisa destaca que, consequentemente, o alto consumo de carnes vermelhas, bebidas alcoólicas e gorduras está associado ao aumento da incidência do câncer de intestino.

A nutricionista do Grupo Hapvida NDI, Michele Arruda, explica como essa alimentação deve ser feita. “É importante que ela seja balanceada e que seja a mais in natura possível (consumo de verduras, frutas e legumes). Existem alimentos que contém antioxidantes que protegem as células do organismo contra os radicais livres. Pois os antioxidantes são substâncias que desaceleram o processo de envelhecimento das células e de outras possíveis doenças. Os alimentos antioxidantes aliados na prevenção do câncer são as frutas vermelhas (ricas em flavonóides), o tomate, a goiaba e melancia (contém licopeno), a cenoura e abóbora (rica em betacaroteno) a couve e o espinafre (ricos em luteína e zeaxantrina), os peixes (sardinha, atum e salmão; que contém ômega 3 que é anti-inflamatório)”.

Michele ainda orienta sobre que alimentos evitar e quais hábitos saudáveis devem ser inseridos na rotina para que possam contribuir na prevenção do câncer de intestino. “Os alimentos embutidos como salsichas, mortadela, salame, calabresa e os industrializados como doces e carne vermelha em excesso devem ser imediatamente suspensos do cardápio. Além de uma rotina alimentar equilibrada, evitar também o consumo de bebida alcoólica e do fumo, ter um acompanhamento nutricional para que além da alimentação tenham uma suplementação de vitaminas e minerais”. 

O acompanhamento nutricional é de suma importância para a evolução do paciente. “O nutricionista direciona o paciente na escolha dos alimentos, nos cuidados de higienização e preparo desses alimentos, orienta a uma dieta balanceada para que não haja déficit calórico (perda de peso) e que mantenha uma alimentação rica em nutrientes evitando assim alimentos que fazem mal e o consumo de alimentos corretos”, esclarece a especialista.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?