04/11/2022 às 15h45min - Atualizada em 04/11/2022 às 15h45min

Hospital do Pará realiza quase 400 mamografias durante Outubro Rosa

o Hospital Geral de Tailândia no nordeste paraense promoveu ações de educação em saúde

Redação Belem.com.br
Com informações da Agência Pará
Mulher fazendo o exame de mamografia em Tailândia no Nordeste do Pará. (Foto: Divulgação/ Agência Pará)


“Prevenção é o melhor remédio contra o Câncer”. Foi com essa temática que ao longo do mês de outubro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, promoveu ações de educação em saúde nas Recepções, Central e do Ambulatório, além de campanhas externas e mutirões, visando conscientizar as mulheres a importância da prevenção ao Câncer de Mama. A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com o apoio da Diretoria Técnica.

Para inibir a doença, de uma forma certeira, é necessário realizar o rastreio das mamas através do exame de mamografia. Portanto, o HGT conseguiu alcançar o objetivo traçado para o “Outubro Rosa”: educação em saúde eficaz para conscientizar a realização do exame para detecção precoce da doença.
Desta maneira, a unidade hospitalar chegou ao número recorde de 392 mamografias realizadas no último mês. Desses, por duas semanas, o mutirão realizou 312 exames em mulheres. Somados, em 2022, por 10 meses, o HGT já conduziu 1.223 rastreios.

De acordo com Marcello Ferreira, diretor Técnico da unidade hospitalar, a atividade de promover o acesso ampliado às mamografias é um compromisso do HGT com a Saúde Pública da região. “O cuidado integral à saúde da mulher começa com a orientação de qualidade para educação em saúde, compromisso firmado pelos mecanismos da atenção básica. É muito importante a inserção da rede hospitalar ao contexto programático do Ministério de Saúde para a valorização da saúde da mulher no mês de outubro, e em todo o ano. A marca atingida de exames realizados corrobora esse compromisso da gestão do HGT com as usuárias”, ponderou.


Mutirão de Mamografia 

Complementando o cronograma de ações em saúde envolvendo o “Outubro Rosa”, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a diretoria Técnica, realizou nos dias 29 e 30, um mutirão externo de exames de mamografias para descentralizar ainda mais a oferta do rastreio na região nordeste paraense.

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Goianésia do Pará, distante aproximadamente 110 km de Tailândia, a ação em saúde trouxe cerca de 70 mulheres, em uma caravana, até o Ambulatório da unidade hospitalar para realizarem a mamografia.

Uma das contempladas com a ação e integrante da caravana, Katia Soares, de 52 anos, contou a felicidade pela oferta do serviço em saúde. “Essas ações sociais junto à comunidade precisam ser mais acessíveis e frequentes. Parabéns à parceria entre o Município da minha cidade com o Governo Estadual, por meio do Hospital Geral de Tailândia. Pessoas iguais a mim, que moram em local afastado e sem recurso financeiro para tratar a saúde ou realizar exames, precisam de apoio do serviço público, sempre”.


Serviço

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?