24/11/2022 às 10h17min - Atualizada em 24/11/2022 às 10h17min

Seap e Sespa iniciam mutirão de saúde no Complexo de Americano

São realizados atendimentos médicos e testes para detecções de doenças

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
São realizados atendimentos médicos e testes para detecções de doenças. (Foto: Uchoa Silva / Seap)

                                                                                                                                                                    
Nos dias 23 e 24 de novembro, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) através do 'Projeto Saúde Por Todo o Pará' realizam um mutirão de saúde no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), no Complexo de Americano. 

Durante a ação, serão feitos atendimentos voltados para a saúde dos internos com serviços de clínico geral, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis, hepatite B e C, testes rápidos de covid, além dos serviços primários de enfermagem como aferição de pressão arterial e verificação de glicemia.

Adriano Freitas, coordenador da ação e servidor da Sespa defende o trabalho do mutirão nas unidades prisionais. "Acredito que no nosso trabalho é essencial somar com as atividades de saúde que já são desenvolvidas dentro dos presídios. Todo interno é um ser humano e merece respeito em relação a sua saúde, e quando ele precisar de atendimento a gente vem pra dar esse suporte a Seap", diz.

A ação vai atender todos os blocos da unidade durante os dois dias. A previsão é consultar 160 internos que passaram por uma pré-triagem feita pela equipe de enfermagem da Seap, identificando quais internos tinham queixas de saúde e precisavam de atendimento médico. 

A coordenadora de saúde da diretoria de assistência biopsicossocial (DAB), Luciana Freire vê essa ação conjunta como uma forma de somar a assistência prestada pela Secretaria. "Nós temos uma equipe completa com médicos dentro de todas as unidades, que atendem duas vezes por semana. Essa ação nós ajuda com a demanda reprimida de algum atendimento que a nossa equipe, de repente, não consegue atender", finaliza.

Palestra - Os internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI) participaram na manhã de hoje de uma palestra e atividades laborais com foco na prevenção ao câncer de próstata. A atividade é uma realização do setor de psicologia da unidade, sob a coordenação da Diretoria de Atendimento Biopsicossocial (DAB) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

A palestra “Saúde também é papo de homem” teve como objetivo compartilhar informações e conscientizar através de técnicas da psicoeducação, despertar a atenção para o autocuidado com relação às formas de prevenção do câncer de próstata, abordando aspectos relacionados ao combate ao preconceito e a cultura machista que acabam se tornando impeditivos do cuidado com a própria saúde do homem. A palestra envolveu 40 custodiados da CPASI com mais de 40 anos, público alvo da campanha do Novembro Azul.

Os custodiados participaram ainda de uma aula de ginastica laboral, de uma roda de conversa com os profissionais de saúde e encerram o evento com um café da manhã. Exames de glicemia, medição da pressão arterial e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais também foram realizados durante a ação de hoje.

Maria Lúcia Lima, psicóloga da CPASI, explicou a ação de hoje envolveu toda a equipe de técnicos do serviço social, da enfermagem, da terapia ocupacional, da pedagogia e do serviço de saúde que atua na Colônia Penal de forma integrada também com a reinserção social.

Com 45 anos, o custodiado M. disse que é importante adquirir esse tipo de conhecimento para que se possa replicar para outras pessoas e mesmo para à família. “Eu tenho 45 anos então pra mim é muito interessante o saber e essas atividades são muito boas para nós, para que a gente venha a ter mais saúde Para nós é bom absorver um pouco disso (informações) para que se possa levar até para nossos familiares que são leigos também no assunto.”, afirma o interno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?