12/12/2022 às 08h51min - Atualizada em 12/12/2022 às 08h51min

Vacinação é retomada nesta segunda-feira (12), em Belém

O serviços está disponível nas UBS´s, universidade, faculdades e hospitais militares

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Belém
A vacinção é retomada a partir de hoje, em Belém. (Foto: Ag. Belém)

                                                                                                                                                                                                 
A vacinação contra covid-19 e também as vacinas que fazem parte da rotina das salas de vacinação voltam a estar disponíveis para a população a partir desta segunda-feira (12), seguindo horários e critérios específicos conforme os públicos elegíveis para cada vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informa que recebeu, na ultima quarta-feira, 7, 7.020 doses da vacina Pfizer e 1,5 mil doses da Astrazeneca. As vacinas foram distribuídas para todas as salas de vacinação da rede.

O serviço está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos três hospitais militares (Naval, da Aeronáutica e do Exército) e em três faculdades: Universidade da Amazônia (Unama), Centro Universitário Fibra e Unifamaz.

A Sesma informa que o município dispõe das seguintes vacinas contra covid-19: Coronavac (exclusivamente para crianças de 03 a 04 anos), Pfizer pediátrica (exclusivamente para crianças de 05 a 11 anos), Pfizer adulto (pessoas acima de 12 anos). O município ainda aguarda a chegada de novas doses da Pfizer Baby, destinada a crianças de 6 meses a 2 anos.


Covid-19

A vacina é destinada a todos aqueles (crianças, jovens, adultos e idosos) que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade.

Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.

A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Belém já aplica a quinta dose da vacina anticovid para idosos a partir de 60 anos. Este reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.


Rotina

A Sesma reforça que segue normalmente com a vacinação de rotina dos calendários da criança, adolescente, gestante, adulto e idoso.  Inclusive, a vacina influenza (contra gripe) segue disponibilizada na rotina a toda e qualquer pessoa a partir dos 6 meses de idade que ainda não tenha se vacinado.

Documentos

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

Locais

- Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda a sexta-feira o atendimento é das 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis, exceto Pfizer Baby);

- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h;

- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h;

- Hospital Naval: terça e quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

- Universidades: Unama, Fibra , Unifamaz e Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?