20/12/2022 às 13h45min - Atualizada em 20/12/2022 às 13h45min

Postos de vacinação contra a covid-19 tem movimentação intensa em busca da quinta dose

Com Edição da Redação Belem.com.br
Ag,Belém
Os postos de Belém estão abastecidos com os imunizantes contra a Covid-19. (Foto: Reprodução)

A movimentação nesta terça-feira, 20, é intensa nos postos de vacinação contra a covid-19 de idosos com idade igual ou acima a 60 anos, público apto a receber a quinta dose da vacina contra a covid-19 em Belém. Esse reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Cremação foi um dos postos de vacinação com boa procura nesta terça-feira. O aposentado Antônio dos Santos, 78, foi um dos idosos que procurou a unidade nesta manhã para receber a quinta dose do imunizante. 
“Com essa dose a gente fica mais tranquilo, pois traz segurança para a gente. Espero que todo mundo que já esteja apto aproveite essa oportunidade de se imunizar para nos proteger e proteger a nossa família”, disse o aposentado. 

A também aposentada Maria das Graças Fontenelle, 70, procurou a UBS da Cremação para receber a quinta dose da vacina anticovid. Eu estando prevenida eu previno também minha família. Você tomando a vacina, colabora com a saúde coletiva”, analisa Maria das Graças.

Além do público citado, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), está vacinando também crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade. Já a dose de reforço (terceira ou a quarta dose) deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.

A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade, com apresentação de uma cópia do laudo, atestado ou outro documento que comprove alto grau de imunossupressão.

Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.

Locais de vacinação:

- Unidades Básicas de Saúde (UBS): de segunda a sexta-feira, o atendimento é de 8h às 17h (todas as vacinas disponíveis, exceto Pfizer Baby);
- Hospital do Exército: terça e quinta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 18h;
- Hospital de Aeronáutica: terça e quinta-feira, de 8h às 11h e de 14h às 17h;
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 17h;
- Universidades: Unama, Fibra , Unifamaz e Uepa (Escola de Enfermagem Magalhães Barata), de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?