22/12/2022 às 13h15min - Atualizada em 22/12/2022 às 13h15min

SAMU de Belém recebe 4 novas ambulâncias do Ministério da Saúde

As novas viaturas são do modelo Unidade de Suporte Básico (USB)

Com Edição da Redação Belem.com.br
Ag.Belém
Atualmente, o Samu em Belém possui 16 ambulâncias ativas, sendo 12 unidades de Suporte Básico (USB). (Foto: Ag.Belém)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belém ganhou reforço em sua frota de ambulâncias com o repasse de quatro novas viaturas do modelo Unidade de Suporte Básico (USB), pelo Ministério da Saúde à Prefeitura Municipal. A cerimônia de entrega das ambulâncias aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no bairro do Reduto. 

As chaves dos veículos foram recebidas pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, das mãos da superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Marli Cruz.

“Hoje estamos fazendo a reposição da frota das ambulâncias do Samu no Pará, iniciada em julho deste ano, para alcançarmos o nosso objetivo: garantir o excelente atendimento na urgência e emergência”, explicou Marli Cruz. 

Solicitação

A cada dez anos, prefeituras de todo o País podem solicitar reposição de novas ambulâncias ao Ministério da Saúde. Foi isso que ocorreu em Belém.

“São ambulâncias novas e equipadas que, com o trabalho competente das equipes de saúde, salvarão muitas vidas em Belém. Isso demonstra a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) para o País e nós vamos fazer o possível para que funcione com mais qualidade e de forma potente no nosso município”, disse o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

O prefeito Edmilson adiantou que as ambulâncias que estão com dez anos de uso serão reformadas e permanecerão como patrimônio da Prefeitura de Belém, mas atendendo às Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) e Unidades Básicas de Saúde da cidade. 

Na cerimônia, o socorrista do Samu em Belém Francisco Sales representou simbolicamente os servidores que atuam no serviço. Ele recebeu do prefeito Edmilson as chaves e comentou que "as viaturas devem melhorar muito o padrão de trabalho de socorro das vítimas e chegam em boa hora”. 

Samu em Belém

Atualmente, o Samu em Belém possui 16 ambulâncias ativas, sendo 12 unidades de Suporte Básico (USB) e quatro unidades de Suporte Avançado (USA) - UTI Móveis. Além disso, na cidade, o Samu conta com quatro motos de resgate e duas ambulânchas que fazem o socorro de vítimas pelos rios.

A Prefeitura de Belém está em processo de aquisição de mais cinco ambulânchas para o Samu, que oferece socorro de urgência e emergência 24 horas por dia, podendo ser solicitado pelo número 192, com ligação gratuita. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?