06/01/2023 às 17h00min - Atualizada em 06/01/2023 às 17h00min

A importância do check-up na prevenção de doenças

Os exames de check-up são importantes ferramentas no diagnóstico e prevenção de doenças

Com edição da Redação Belem.com.br
Ascom
A medicina preventiva funciona por meio do acompanhamento regular do paciente. (Foto: Freepik)

                                                                                                                                                               
O ano de 2023 já começou e muitas pessoas já começaram a colocar em prática as metas estabelecidas para esse novo ciclo. Cuidar da saúde deveria ser prioridade nesse quesito, porém, a maioria dos cidadãos tem o hábito de ir ao médico somente quando estão com algum sintoma. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente, o que evidencia essa triste realidade.

Os exames de check-up são importantes ferramentas no diagnóstico e prevenção de doenças, por isso devem ser feitos regularmente. Os principais exames utilizados são hemograma, exames de urina, fezes, cardiológicos, ginecológicos e exame de toque retal. Segundo a médica clínica do Hapvida NotreDame Intermédica, Ivone Rodrigues, essa lista não segue um padrão, pois cada paciente deve ser examinado de forma individualizada.

“Não existe um check-up anual padronizado, por exemplo. Os exames solicitados dependem muito do histórico pessoal e familiar de cada  paciente. Assim como não tem como eu dizer a periodicidade que uma pessoa deva ir ao médico, porque isso depende muito da sua condição de saúde. O que precisamos entender é que não devemos ir ao médico somente quando estamos doentes”.

A medicina preventiva funciona por meio do acompanhamento regular do paciente, evitando o surgimento de doenças e suas remediações. A prevenção é a forma mais segura de tratar e a que causa menos danos.

“Quando falamos em prevenção temos que pensar que, como seres humanos, temos hábitos e rotinas que podem gerar doenças, como por exemplo diabetes, hipertensão e até mesmo cânceres, ou seja, nosso estilo de vida não saudável pode afetar nossa saúde, até porque nem todas são de origem genética. Então a melhor forma de fazer o rastreio dessas doenças é através do check-up e consultas regulares com o médico”, explica a especialista.

A médica ainda enfatiza que a evolução de muitas doenças poderia ser evitada caso as pessoas procurassem ir ao médico com frequência. “Há um ditado que diz que as pessoas só se consideram doentes ao fazerem algum exame. Se não forem ao médico então está tudo bem. Só que todo esse tempo que a pessoa reluta em procurar um especialista é um tempo que poderia ser melhor aproveitado para impedir a evolução de determinada doença. Às vezes, uma cefaleia ou dor de cabeça, pode estar relacionada ao estresse, assim como pode estar associada a alguma doença neurológica grave. Então, fica mais fácil acompanhar o paciente antes de ele ficar realmente doente”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?