12/01/2023 às 16h00min - Atualizada em 12/01/2023 às 16h00min

Hidroterapia melhora força muscular de pessoas com deficiência

A atividade é oferecida pelo governo do Estado, em parceria com o CIIR

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Pessoas com deficiência conseguem boas evoluções com o tratamento. (Foto: Divulgação / Ag. Pará)

                                                                                                                             
Atividade que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias, a partir de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, a hidroterapia integra os planos terapêuticos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, referência no Norte do Brasil em assistência de média e alta complexidade para pessoas com deficiência (PcDs), de todas as faixas etárias.

Entre os vários benefícios da hidroterapia, o fisioterapeuta Gladson Aires, que atua no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), no Bloco C do CIIR, aponta o fortalecimento muscular e o equilíbrio corporal, precursores da reabilitação. “Esta atividade tem a vantagem de trabalhar sem a sobrecarga nas articulações da pessoa. A maior dificuldade da PcD, principalmente a diagnosticada com paralisia cerebral, é o equilíbrio durante a locomoção”, explica Gladson Aires.

Com paralisia cerebral, Rudson Corrêa, 14 anos, recebe atendimento no CIIR há quatro anos. Sua mãe, Maria Silva, 46 anos, pontua os benefícios e a evolução do filho, como o aumento da amplitude de movimentos. “Ao longo da reabilitação percebo que o desenvolvimento está maravilhoso. Ele realiza com independência as suas atividades, entre elas ir à escola, andar pela casa, tomar banho e até lavar a louça. Antes, era um pouco mais dependente. O caminhar melhorou muito. Hoje, vai até a padaria. No entanto, distâncias longas ele ainda não realiza. Mas, se não fosse essa e as demais terapias, não sei o que seria do Rudson”, conta Maria.

O fisioterapeuta garante que o desenvolvimento do jovem vem sendo associado às técnicas da natação, que atuam na força muscular global, dando suporte às articulações e assegurando equilíbrio corporal. “A força muscular global estimula membros inferiores e superiores, tronco e cervical, tudo ao mesmo tempo”, informa o profissional.  

Cinto pélvico - Gladson Aires explica que, além de todo o planejamento terapêutico complementado com a hidroterapia, o usuário do CIIR utiliza o cinto pélvico dentro d’água, que oferece maior resistência. “Ao segurá-lo dentro da piscina e orientando para se deslocar à frente, ao caminhar Rudson vai ganhando força muscular, além de fortalecer o lado cardiorrespiratório”, acrescenta.

Segundo Maria Silva, em sua rotina dentro de casa Rudson anda com certa dificuldade, se apoiando na parede para ficar em pé. De acordo com o profissional, o uso do cinto ajuda o adolescente a chegar ao objetivo, que é o equilíbrio corporal. “Quando realiza um deslocamento com a resistência, o cérebro dele entende que, se houver um desequilíbrio corporal para um lado, durante a trajetória ele reage com a força muscular. Com as terapias proporcionadas, consegue firmar o corpo segurando na parede sem tender a cair ao chão”, diz Gladson Aires.

Estrutura - O CIIR oferece assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).


Serviço

O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?