28/01/2023 às 18h00min - Atualizada em 28/01/2023 às 18h00min

Seap realiza atendimento biopsicossocial para internos

Houve ainda atendimentos em saúde mental para quem já faz acompanhamento

Com edição da Redação Belem.com.br
Ag. Pará
Houve ainda atendimentos em saúde mental para quem já faz acompanhamento. (Foto: Uchoa Silva / Ascom Seap)

                                                                                                                          
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), junto da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), realizou atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem em duas unidades localizada na Região Metropolitana de Belém. A Central de Triagem Metropolitana III (CTM III) e o Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO) receberam as equipes, que levaram os serviços aos internos nos últimos dias. A primeira unidade atendida foi o CTM III, onde, além dos atendimentos médicos e de assistência social, 12 internos receberam novas carteiras de identidade, emitidas pela Polícia Civil. Mais de 70 procedimentos médicos, de enfermagem e assistência social foram realizados.

A equipe médica realizou atendimento de rotina, controle de hipertensão arterial e diabetes, tratamento para tuberculose, e testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV. Houve ainda atendimentos em saúde mental para quem já faz acompanhamento, e tratamento contínuo com medicação específica.


Comodidade

O diretor do CRMO, Abdolins Xavier, destacou a importância do atendimento biopsicossocial na unidade. Segundo ele, geralmente os internos de Mosqueiro (distrito de Belém) são atendidos no posto de saúde da ilha devido à distância para o centro da capital. Atualmente, a unidade conta com 76 custodiados.

“A realização desse mutirão é muito importante para nós. Temos alguns internos que já vêm doentes da rua e necessitam de atendimento. A vinda dos médicos é muito boa para os internos, e mesmo para os servidores da casa. Às vezes, necessitamos de um atendimento especializado, e hoje estamos tendo isso aqui, com um médico e uma enfermeira”, disse Abdolins Xavier.

O médico Paulo Pureza, da Seap, lotado no Presídio Metropolitano III, fez os atendimentos no Centro de Recuperação de Mosqueiro. “Estamos realizando o atendimento básico para os PPLs – Pessoas Privadas de Liberdade, vendo os casos mais variados, hipertensos, diabéticos, de saúde mental e em tratamento contra a tuberculose. Dessa forma, seguimos contribuindo para o bom andamento do serviço”, disse Paulo Pureza.

A técnica em Enfermagem Liane Reis informou que o objetivo da ação é mapear as doenças que acometem os internos e verificar a necessidade de encaminhá-los para atendimento especializado. “Vamos mapear e ver o que a gente precisa para um atendimento posterior. Hoje já verificamos que vamos precisar do atendimento de uma nutricionista e da questão da vacinação”, declarou Liane Reis.


Aprovação

O interno M.A.S.F., 48 anos, aprovou o atendimento médico. Com tonturas e a garganta inflamada, ele agradeceu pela oportunidade de ser atendido. “Foi ótimo! Me atenderam muito bem. É importante esse tipo de atendimento, ter os médicos aqui conosco”, disse o custodiado do Centro de Moqueiro.

A coordenadora de Assistência Social da DAB, Régia Sarmento, frisou que as ações já realizadas visam garantir o direito à saúde aos internos do Sistema Penitenciário do Estado. Segundo ela, os atendimentos ocorreram dentro da normalidade. “Todas as demandas foram atendidas. Todos receberam a assistência médica, de enfermagem e biopsicossocial”, informou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Como podemos te ajudar?